top of page
  • Foto do escritorBruna Zimmermann

TUDO COMEÇA NA PERINATALIDADE

CUIDADOS PERINATAIS PARA UM FUTURO MELHOR.

Foi através de Wilhelm Reich que comecei meu interesse na psicologia perinatal. Ele buscou compreender como vamos nos alienando da vida e – a chave de tudo – o que estaria errado na maneira de educar nossas crianças. Seus questionamentos investigaram como fomos nos perdendo ao longo do nosso amadurecimento, até que nos deparássemos com todo esse 'miserável cenário'.


É interessante quando ele fala que a humanidade falhou ao querer adaptar as crianças a essa cultura, e por isso, hoje temos nas mãos a necessidade de construir uma nova cultura, ou melhor, descobrir um novo modo de fazer. E essa nova forma tem a ver com o nascimento, com a educação, com a forma como se lida com a sexualidade desde cedo, com as relações e o respeito à natureza e aos processos naturais da vida.


E tudo começa no nascimento. Como muito bem disse Michel Odent “para mudar o mundo precisamos mudar a forma de nascer”, e por isso, a importância de repensar a perinatalidade, que é todo esse período da pré-concepção, gestação, parto e pós-parto.


A importância de cuidar da saúde mental perinatal diz respeito à prevenção de transtornos mentais no futuro, a garantia de um ambiente saudável emocionalmente para a criança, que possa favorecer seu desenvolvimento emocional, cerebral e de aprendizagem. Todas essas e quaisquer pequenas intervenções já são capazes de gerar grandes mudanças posteriores.


Concordo que as mudanças precisam começar daí. Com isso, a psicologia perinatal pode ser uma tentativa de evitar que futuras gerações venham a desenvolver transtornos mentais e emocionais – ou em outras palavras – seria uma forma de agir preventivamente na saúde mental. É urgente encontrar uma nova forma de viver, e com isso, também uma nova forma de nascer, pois nosso futuro são as crianças.




*Referência utilizada:

Children of the future - Wilhelm Reich

bottom of page