• Bruna Zimmermann

QUANDO FAZER TERAPIA DE CASAL?

Dúvidas a cerca da terapia de casal... Quando fazer? Ajuda a não se separar? Ajuda a se separar? Como funciona?


A primeira grande questão é que na terapia de casal, a ideia é compreender qual o melhor caminho para resgatar a qualidade do relacionamento, para ambos os parceiros. Creio que algumas vezes pode haver possibilidade de uma reconciliação saudável, com novos comprometimentos de cada um. Porém outras vezes, os relacionamentos estão baseados apenas numa pressão social de que “até que a morte os separe” ou em que cada uma das partes deve suportar qualquer comportamento do outro sem questionar qualquer aspecto da relação, mesmo que isso vá destruindo os dois cotidianamente. Também é possível que uma das partes simplesmente não aceite o término de algo que já se acabou há tempos. Com estes exemplos, é difícil pensar no auxílio para a retomada da relação, mas há uma intervenção na busca por melhores formas de serem expressos tais pensamentos, priorizando o desenvolvimento dos dois caminhos individualmente. Em outras palavras, a terapia para casais tem o objetivo de chegar ao bem-estar para os dois, independente do desfecho.


Evidentemente, cada casal é um caso. Mas pela minha experiência, consigo perceber que o momento de se iniciar a psicoterapia de casal acontece quando há problemas na comunicação; quando ela cessa ou se torna inviável/ineficaz. Muitas vezes, este é o fator que desencadeia diversos outros conflitos. Dificuldade de comunicação não é apenas uma trava ou dificuldade de explicação e/ou entendimento entre os parceiros, mas também pode ser: silêncio, violência verbal, desrespeito nas conversas etc.


Como terapeuta de casal, meu papel não é apenas sugerir comportamentos, ou ditar o que cada um deve fazer, mas trabalhar como facilitadora no processo de comunicação, explorando todos os assuntos que venham a ser necessários.


MOTIVOS MAIS FREQUENTES DE PROCURA:


o Ciúmes

o Brigas

o Dificuldades em relação à sexualidade

o Traição ou quebra de confiança

o Silêncio ou falta de interação

o Machismo (umas das queixas que mais aumentam no consultório)

o Intervenção de familiares

o Comportamentos abusivos



23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Rua Caldas Novas, 50

Bethaville

CEP 06404-301

Barueri/SP

bru_llz@hotmail.com

(11) 97467-2083

  • Facebook
  • LinkedIn

AGENDE SUA CONSULTA

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now