top of page
  • Foto do escritorBruna Zimmermann

ATENDIMENTO ON-LINE

FALANDO COMO FUNCIONA.


A modalidade de atendimento psicológico on-line vem se tornando uma realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano, e foi com a pandemia que ele se solidificou. O atendimento on-line é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia desde maio de 2018 por meio da Resolução nº 11 de 05/2018. Devido à pandemia COVID-19, implementou-se também a Resolução nº 4 de 03/ 2020, cujo objetivo de assegurar melhores práticas.



Para a sessão, é preciso ter um dispositivo que realiza chamadas de vídeo, uma rede com bom sinal de internet e garantir que o local seja privado, de preferência, usando fones de ouvido. Mais nada.

É prático e é confortável, pois é possível escolher qual lugar se quer fazer o atendimento, algum cômodo que possa ser mais íntimo e te deixar mais à vontade. Além disso há uma maior flexibilidade nos horários, uma vez que se evita o deslocamento.


Outro benefício, do meu ponto de vista, é a possibilidade de acolher pacientes com dificuldades ou limitações para sair de casa, seja com relação à locomoção, ou algum tipo de fobia social, por exemplo.


Também é possível atender pacientes ao redor do Brasil e de todo o mundo, como brasileiros que se mudaram para o exterior. Esta é uma mudança grande, que pode vir a gerar angústias ou sofrimentos, seja em relação a adaptação cultural, luto de fases da vida, elaboração de emoções, sentimento de saudade ou desafios em novos relacionamentos etc.


Resumindo, a modalidade on-line acaba promovendo qualidade de vida, uma vez que pode economizar tempo, dinheiro e desgaste no trânsito, principalmente em grandes cidades. É muito bacana poder usufruir de todos esses benefícios no cuidado de um sofrimento. Tenho percebido, nesses últimos anos, o bem que faz esse cuidado sem nem sair de casa.

bottom of page