A PSICANÁLISE NA MODALIDADE ON-LINE
- Bruna Zimmermann
- 26 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jan.
SEJA ON-LINE OU FÍSICA, AMBAS EXIGEM PRESENÇA.
A psicanálise é uma abordagem cujo método de tratamento se baseia na investigação da origem dos sintomas e a exploração do inconsciente de forma geral. E para isso, é um trabalho que acontece a partir da fala e da escuta.
Dessa forma, não seria o setting a definir uma análise, mas sim, a presença, tanto do psicanalista, quanto do paciente. Para o trabalho acontecer é fundamental que haja presença, pois é ela quem vai definir o processo analítico, e ela se dá independe se é física ou virtual.
Em outras palavras, estando no consultório do analista sentado no divã ou na sua escrivaninha do quarto conectado on-line, é preciso haver presença. Ambos formatos podem ser eficazes no tratamento de um sofrimento, pois o espaço psíquico não se reduz ao espaço físico – e o inconsciente se manifesta independente do formato da sessão.
Conforme diz Quinet, um psicanalista e escritor que gosto muito, "a experiência tem demonstrado que não se confina o inconsciente, pois ele continua a se manifestar na análise on-line". É essa a beleza, o trabalho não depende do dispositivo, seja ele poltrona, divã, celular, computador etc. Ele depende dos envolvidos, da presença implicada no processo.
E para finalizar, não queria deixar de lembrar que, curiosamente, Freud foi pioneiro no quesito “análise virtual”, analisando pacientes à distância, por meio de cartas lá em meados de 1900. É curioso pensar que a modalidade virtual não é algo extremamente novo. Mas é surpreendentemente incrível que hoje possamos usufruir da tecnologia moderna para um cuidado tão profundo.

Mas fico curiosa... o que será que Freud diria sobre?
*Referência utilizada:
Análise On-line na Pandemia e Depois - Antonio Quinet