top of page
  • Foto do escritorBruna Zimmermann

COMO É O ATENDIMENTO PSICANALÍTICO?

O TRABALHO DA ANÁLISE.


O principal objetivo do atendimento psicanalítico diz respeito ao tratamento de um sofrimento. É daí que parte o processo. E para isso, a psicanálise trabalha com a fala.


A psicanálise trabalha na restituição da história do sujeito. Embora não se tenha o poder de mudar os fatos, a experiência de análise produz mudanças na posição do sujeito diante de sua história, o que muitas vezes significa poder viver de um jeito diferente.


Ao falar, contar e re-contar a própria história em análise, é possível construir, desconstruir e re-construir sua história de vida, e invariavelmente, ressignificá-la. Mas - atenção - ressignificar não é montar uma versão mais bonita e adequada da história, nem reinventar a vida como algo novo. A tarefa é de se situar diante do legado que foi recebido ao longo do desenvolvimento, elaborar essa 'herança psíquica' recebida.


Dessa forma, se abrem novas possibilidades, rearranjos de seus mitos fundadores e mudanças em posições subjetivas, que são em parte, resultado dessas ressignificações feitas ao longo do trabalho analítico.


E para isso tudo acontecer, a única recomendação dada no processo é que o paciente fale tudo que lhe vier à cabeça, contando suas histórias, suas angústias, suas relações, seus sonhos... tudo que vier à mente, mesmo que pareça bobo e sem importância, tentando deixar de lado autojulgamentos e autocríticas, e até tentando não se preocupar se faz sentido ou não, se é bobo ou não.


Toda fala, para a psicanálise, é importante, e essa é a única recomendação, pois ela trabalha com o inconsciente, que está presente principalmente na fala não racional, não pensada, não ensaiada. Essa é a maneira da análise poder contribuir no sofrimento, para de alguma forma, poder aliviá-lo.




*Referência utilizada:

Reinventar a Vida - Daniela John

bottom of page