SERVIÇOS
 

Psicoterapia
Individual

Assim como dizia Caetano sobre cada um saber a dor e a delícia de ser o que é, eu digo que, cada um sabe a hora e o porquê de escolher começar a psicoterapia. Acredito que não há uma resposta objetiva, única, certeira... pois não há momento ideal. O início é, simplesmente, quando você sentir mais peso do que consiga carregar sozinho, e o psicólogo, como aquele que escuta e acolhe, contribui para que esse peso possa ser dividido. Isso é a psicoterapia, uma caminhada que se faz junto, é um caminho que se constrói dividindo. E apenas cada um saberá a hora de não querer mais caminhar sozinho.

 

Não fique aguentando por muito tempo, um caminho que pode ser mais leve quando junto, pois quanto mais cedo se procura ajuda, mais cedo é possível amenizar o sofrimento e acalmar o coração.

 

Os motivos da procura pela psicoterapia podem ser diversos: sensação de ansiedade, estresse, tristeza, fobia, baixa produtividade, dificuldades na sexualidade, nos relacionamentos, conflitos com o corpo, autoimagem, baixa estima, falta de concentração ou memória, perdas/luto etc.

 

Muitas vezes, mesmo já achando necessário, percebo muito frequente a relutância em iniciar o processo terapêutico, por desacreditar, desconhecer ou até mesmo, avaliar como sinais de fraqueza ou até loucura. Porém, a psicoterapia não é para os fracos ou para os loucos, e sim, para aqueles que têm a coragem de mergulhar em si mesmos, dispostos a se comprometerem em conhecer e dividir um pouco de si com o terapeuta. E é ele quem estará ao seu lado para auxiliar no cuidado das suas vulnerabilidades e no descobrimento das suas potências.

 

Outra dificuldade que vejo bastante em se permitir começar a terapia é a pressa generalizada que se tem na “obtenção de resultados”. Porém, esse caminho é um processo muito mais abrangente do que uma simples busca por resultados imediatos, ela é um caminho profundo, onde as transformações tendem a não ocorrer de forma instantânea. Não dá para negar que é um processo intenso, mas o psicólogo é aquele profissional apto para a jornada, preparado para auxiliar em toda a transformação, para que ela aconteça de verdade, de dentro para fora, de coração. Não precisa mentir, fingir ou inventar, o profissional está aberto para o que precisar contar, sem julgamentos e pautado no Código de Ética, que faz com que tudo o que for falado na sessão, fique apenas por lá.

 

Algo que gosto sempre de lembrar para aqueles que querem dar início nessa caminhada, é a importância do paciente ter uma participação ativa durante todo o processo terapêutico, pois sem sua entrega, o psicólogo fica impotente. As transformações são proporcionais à responsabilização e ao comprometimento do paciente consigo próprio.

 

Cada um sabe a sua hora, tão particular e especial quanto si mesmo. E quando chegar, mergulhar de cabeça nessa caminhada é essencial.

 

Quando e por que você irá começar a psicoterapia?

Rua Caldas Novas, 50

Bethaville

CEP 06404-301

Barueri/SP

bru_llz@hotmail.com

(11) 97467-2083

  • Facebook
  • LinkedIn

AGENDE SUA CONSULTA

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now